quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Final do 1º período


Terminado que está o 1º período, também este blog vai fazer uma pausa de duas semanas. Como tal, durante estas duas semanas de férias não serão acrescentadas nenhumas mensagens na página.

No 2º período continuaremos com a rubrica e com outras dicas e notícias que possamos achar interessantes. Será também tempo de novos projectos, mas que só divulgaremos lá mais para a frente. Estejam atentos.

O "Sociedade Sustentável" deseja-lhe um feliz Natal e um próspero 2009. E não se esqueça que devemos pensar no ambiente 365 dias por ano. Todas os actos são importantes, por isso, aproveite as dicas que já lhe demos e faça do seu Natal um Natal verde.


O Grupo

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Ideias para poupar I


Eficiência Energética

1. Istale uma ficha com corte de corrente para anular consumos “standby” e “offpower” em televisões, aparelhagens, vídeos ou DVD. Estes aparelhos representam entre 10 a 40 por cento do seu consumo total.

2. Se sair de uma divisão, mesmo que por pouco tempo, apague sempre a luz – 10 a 15 por cento do consumo total de electricidade de uma casa deve-se à iluminação.

3. O frigorífico é o electrodoméstico que mais energia consome (22 por cento), pelo que na compra de um novo deve escolher os de classe A ou A+: consome menos, poupa mais.

4. Substitua as antigas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas nas divisões da casa mais utilizadas: gastam apenas 1/5 das outras e duram oito a dez vezes mais.

5. depois de carregar o seu telemóvel, máquina fotográfica ou PDA não deixe o carregador na tomada, pois mesmo sem estar a ser utilizado pode apresentar consumos energéticos que se irão reflectir na factura da electricidade.

QUERCUS

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Ideias para poupar



Este é o nome da primeira rubrica do “Sociedade Sustentável”. Semanalmente, divulgaremos algumas «dicas» da Quercus, da EDP, da DECO e dos jornais gratuitos Metro e SEXTA.

Esta rubrica tem por objectivo mostrar como se podem poupar centenas de euros e de recursos por ano com pequenos gestos. Em época de crise, todos os euros contam e vamos ajudá-lo a poupar. Divulgaremos ainda alguns valores monetários que podemos economizar se realizarmos estes pequenos gestos.

Semanalmente, esteja atento.


O Grupo

sábado, 6 de dezembro de 2008

Nissan pivo


Com o pivo, a Nissan apresenta o seu conceito futurista de carro citadino. Um veículo eléctrico compacto, de fácil condução e com uma cabine giratória inovadora.
Graças à tecnologia por fio, que permite que o chassi e a cabine do carro não estejam ligados por via mecânica, os designers conseguiram criar um carro em que a cabine gira 180 graus, o que facilita a manobra para estacionar e a mudança de sentido. Este estacionamento também é facilitado pelas câmaras que existem em todos os cantos do carro, que ajudam a reduzir os ângulos mortos.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Death


"Se nós desistirmos eles desistem"




NATAL

Estando em altura de Natal é tempo também de pensar no Ambiente. De que forma é que podemos contribuir para um Natal mais verde?

Descubra aqui:


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Energia Eólica

- Energia Eólica

A energia eólica é uma fonte de energia renovável que torna possível a obtenção de energia utilizável a partir da energia cinética do vento. A energia cinética do vento depois de ser transformada em energia mecânica, através de aerogeradores, é convertida em energia eléctrica. Actualmente são criados parques eólicos em locais ventosos com a finalidade de produzir energia eléctrica. A utilização de turbinas eólicas pode ser feita, tanto em conexão com redes eléctricas, como em lugares isolados. Este tipo de energia tem, como tudo, as suas vantagens e desvantagens como podemos observar na (tabela1).

Tabela 1- principais vantagens e desvantagens da energia eólica.



A origem desta energia está no sol, que por não aquecer a Terra de forma uniforme, dá origem a núcleos de altas e baixas pressões, e o vento é a consequência desta diferença entre pressões.



Imagem 1-Parque eólico de Fonte da Mesa (Lamego).




Na Dinamarca 23% da energia eléctrica é produzida a partir da energia eólica, e cerca de 8% em Portugal. No nosso país actualmente existem quase 200 parques eólicos espalhados pelo continente e ilhas. A (tabela2) e a (tabela 3) ajudam-nos a perceber melhor a situação do nosso país que tem vindo melhorar. Portugal foi o país que mais cresceu em termos relativos na Europa em 2005 e 2006 no que diz respeito à energia eólica.

Tabela 2- parques eólicos em Portugal






Imagem 2- localização e potência de alguns parques eólicos de Portugal continental.









Gráfico 1- capacidade de energia eólica instalada na Europa em 2006.









Actualmente já se estão a produzir turbinas que podem ser utilizadas nas cidades, não constituindo qualquer perigo para as populações, com ruído praticamente nulo, dimensões muito menores, funcionamento com todas as direcções e intensidade de vento. Esta novidade tem ainda baixos rendimentos energéticos, estando ainda em fase de aperfeiçoamento. No filme abaixo podemos comprovar exactamente o que foi dito anteriormente.










2 mil milhões de euros em Energia Eólica